Multiplas Vozes 19/04/2023

Perto e Persistente: A escravidão contemporânea doméstica e o ‘efeito Madalena’

A última publicação da "lista suja” revela diferentes formas de escravidão contemporânea incidentes no Brasil, além da sua abrangência no território nacional

Compartilhe

Patrícia Trindade Maranhão

Pesquisadora Plena do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília; Pesquisadora Senior do Observatório das Migrações Internacionais da UnB

No último dia 5 de março, foi publicada a nova “lista suja” do trabalho escravo contendo 289 empregadores que submeteram ao todo 685 pessoas a condições análogas à escravidão. Considerada pelas Nações Unidas um dos principais instrumentos globais de combate à escravidão contemporânea, a “lista suja” é um cadastro criado por portaria interministerial que inclui nomes de pessoas físicas e jurídicas flagradas em fiscalizações do trabalho escravo. Somente após os empregadores se defenderem administrativamente em primeira e segunda instâncias seus nomes podem ser divulgados.

De empregadores domésticos a empreendimentos rurais e urbanos atuantes nos setores da pecuária, carvão e café, incluindo o trabalho escravo realizado pelos internos de uma casa de recuperação de drogados e alcoólatras, a última publicação da “lista suja” revela diferentes formas de escravidão contemporânea incidentes no Brasil, além da sua abrangência no território nacional. A inclusão do professor universitário Dalton César Milagres Rigueira, que submeteu a trabalhadora doméstica Madalena Gordiano a condições análogas à escravidão por 38 anos na cidade de Patos de Minas (MG), foi um marco. Desde a libertação de Madalena, ocorrida em agosto de 2020, houve aumento significativo no caso de denúncias de trabalho escravo doméstico e a consequente intensificação das ações fiscais para a temática, o que foi denominado o “efeito Madalena”, como afirmou Maurício  Krepsky, chefe da Divisão de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho (idem).  O “efeito Madalena” revela uma prática estabelecida, recorrente e de difícil acesso, dado seu caráter privado. O que permite a persistência dessas formas de cativeiro num contexto em que a escravidão foi legalmente abolida?

As definições sociológicas de escravidão contemporânea focam sobre critérios essenciais da escravidão e padrões mais amplos sobre os quais esses critérios agem através do tempo e das culturas. Desse modo, o essencial sobre a escravidão nos dias atuais é o controle exercido sobre uma pessoa, o que pode privá-la significativamente de sua liberdade individual, com o objetivo de exploração (Bales, 2012, p. 283)[1]. As formas de controle podem ser tão variadas quanto nossa imaginação permite. Podem ser objetivas e ostensivas, exercidas por diferentes formas de violência, como ameaças, vigilância, humilhações, maus-tratos, endividamentos financeiros crescentes e impagáveis ou pela retirada das condições básicas de sobrevivência no ambiente de trabalho. A forma de controle também pode ser subjetiva e não quantificável, como uma suposta obrigação de lealdade perante o/a patrão que imobiliza o/a trabalhador/a em situações extremamente abusivas e exploratórias. Essa lealdade muitas vezes decorre de uma dívida moral contraída por pessoas em extrema situação de vulnerabilidade social e econômica.  A vulnerabilidade cria as condições materiais para que a oferta de trabalho, mesmo em situação precária, abusiva e exploratória, seja percebida como dádiva por quem a recebe. A escravidão ou o controle sobre os corpos e o trabalho das pessoas social e economicamente vulneráveis pode ser exercida na medida em que essa condição as destitui da liberdade de escolha sobre o trabalho a ser realizado e em quais condições desempenhá-lo. Da mesma forma, é essa vulnerabilidade que justifica a escravidão.

Por parte dos que utilizam essa mão de obra, a escravidão contemporânea tornou-se, desse modo, uma estratégia economicamente valorizada e socialmente aceita, pois implica o aumento do lucro do empregador pela diminuição dos custos de manutenção do/a trabalhador/a. Do mesmo modo, a pobreza crônica e a vulnerabilidade de diferentes grupos sociais criou um exército de reposição para a escravidão contemporânea. Quando o trabalho acaba, o/a escravizado/a pode ser facilmente substituído/a, tornando-se, assim, uma ferramenta de produção descartável.

No caso de trabalhadoras domésticas, como Madalena Gordiano, submetidas à escravidão contemporânea desde a infância, as formas subjetivas de controle são de difícil constatação ainda nos dias de hoje. O que muitas vezes dificulta o enquadramento da prática no artigo 149 do Código Penal Brasileiro, dispositivo jurídico que criminaliza a escravidão contemporânea no país. Além disso, a inviolabilidade do domicílio, direito fundamental assegurado pelo Artigo 5º, inciso XI, da Constituição Federal, restringe a possibilidade de fiscalização do ambiente doméstico, salvo em caso de flagrante delito, ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. A subjetividade da dívida moral aliada à aceitação social ampla de que pessoas vulneráveis são descartáveis, impedem a denúncia dessa forma de cativeiro, permitindo sua recorrência por tempo e espaços indeterminados, salvo em caso de situações gritantes de maus-tratos sofridos pela trabalhadora doméstica, a exemplo de Madalena, que ultrapassam os limites aceitáveis impostos no meio em que a prática ocorre.

O “efeito Madalena” parece revelar um avanço na visibilidade do tema, trazendo à tona uma prática persistente e perversamente familiar de injustiça, abusos e exploração. No entanto, sua divulgação não tem sido suficiente para superar práticas estabelecidas e recorrentes de escravidão contemporânea, realizadas no ambiente doméstico ou não, que mantêm uma estrutura social e econômica e que se imiscuem em relações de classe marcadamente desiguais.

[1] BALES, Kevin. (2012), “Slavery in its Contemporary Manifestations”. In ALLAIN, Jean (ed.) The Legal Understanding of Slavery. From the Historical to the Contemporary. Oxford, Oxford University Press, pp. 281-303.

Newsletter

Cadastre e receba as novas edições por email

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

EDIÇÕES ANTERIORES