Especial 20/12/2023

O ano de 2023 do Fonte Segura

O Fonte Segura procura garantir uma pluralidade de olhares sobre a segurança pública. Além de promover a diversidade de gênero e raça entre os autores/as, também buscamos contemplar diferentes perfis profissionais. A newsletter semanal completou quatro anos com recorde de visualizações nos assuntos mais quentes da segurança pública

Compartilhe

Arthur Trindade M. Costa

Professor de sociologia da Universidade de Brasília e Associado Sênior do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

David Marques

Coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Em 2023, o Fonte Segura bateu seu recorde de audiência. Entre 1º de janeiro e 12 de dezembro deste ano, a newsletter registrou mais de 324,3 mil visualizações em seu site (aproximadamente 221,8 mil usuários). Em 2022, o total de visualizações do site ficou em 123,1 mil. Isto é, o número de visualizações mais do que dobrou. O alcance do Fonte Segura não se limita ao público brasileiro. Ele também tem sido acessado por leitores/as nos EUA, Europa e África. Até na China o Fonte Segura é lido!

Lançado em agosto de 2019 como uma newsletter analítica por assinatura, o Fonte Segura se desenvolveu e trilhou novos caminhos a partir de novembro de 2021, tornando-se um portal de livre acesso, mas mantendo a essência: publicar textos e análises que conectem os debates mais quentes do momento com as discussões estruturais do campo da segurança pública, agregando múltiplas vozes e pontos de vista de especialistas.

Dois princípios têm norteado nossa atividade: a promoção de um debate qualificado e a busca pela pluralidade de ideias. A qualificação do debate é uma das missões do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e o Fonte Segura se consolidou como um de seus principais produtos. Os números de 2023 demonstram que há espaço e interesse no campo para uma discussão qualificada e mais aprofundada sobre segurança pública, que vá além das principais manchetes de jornal e que abarque visões de profissionais de segurança pública, gestores públicos, pesquisadores, ativistas, jornalistas, entre outros.

A newsletter trata dos mais variados temas relacionados à segurança pública. Se olharmos para os 20 artigos mais lidos em 2023, iremos constatar essa pluralidades de assuntos. Esses artigos trataram de crime organizado, das prisões, das leis orgânicas das polícias militares e civis, das políticas governamentais, da participação dos munícipios na segurança e do controle da atividade policial. Os artigos também discutiram as dinâmicas e causas dos homicídios, dos feminicídios, das violências contra crianças e adolescentes, dos desaparecidos e das diversas formas de violência contra mulheres.

Nossos artigos também são baseados em fontes seguras. A maior parte dos 20 artigos de maior audiência utilizou dados empíricos, sejam estatísticas do próprio Fórum Brasileiro de Segurança Pública, dados de órgãos governamentais, de pesquisas realizadas por outras entidades do campo ou de institutos de opinião.

O Fonte Segura procura garantir uma pluralidade de olhares sobre a segurança pública. Além de promover a diversidade de gênero e raça entre os autores/as, também buscamos contemplar diferentes perfis profissionais. Entre nossos colaboradores contamos com praças e oficiais das polícias militares, agentes, investigadores, escrivães e delegados das polícias civis e federal, inspetores da Polícia Rodoviária Federal e guardas municipais. Também publicamos textos de pesquisadores, jornalistas e ativistas sociais.

Por fim, agradecemos aos/às nossos/as leitores/as. O Fonte Segura é feito para vocês. Esperamos seguir contando com a sua confiança em 2024! Boas Festas!

Newsletter

Cadastre e receba as novas edições por email

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

EDIÇÕES ANTERIORES