Segurança no Mundo 05/07/2023

Nas “banlieues” francesas, a polícia mata

Morte de jovem francês, filho de mãe argelina, na periferia de Paris, em decorrência de intervenção policial, gera protestos e reflexões

Compartilhe

Yacine Guellati

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Autor da tese: “Sociabilidades e identificações juvenis em bairros populares no Brasil e na França: territorialidades e religiosidades” (2023). Pesquisador do INCT-INEAC/UFF. Argelino, brasileiro e francês.

Nahel M., 17 anos, morreu com um tiro na cabeça efetuado a queima roupa por um policial, na manhã do dia 27 de junho, em Nanterre, município da periferia parisiense. O adolescente estava ao volante, quando foi abordado em um controle de trânsito. Após ser alvejado, bateu o carro poucos metros adiante.

A notícia circula rapidamente, tanto na mídia mainstream, quanto nas redes sociais pois, se inicialmente, para justificar o tiro, os policiais em questão declararam um “refus d’obtempérez[1]” e um suposto risco às suas vidas, logo começa a circular pelas redes sociais uma filmagem da ação, feita por transeuntes, invalidando tal versão. No vídeo, evidencia-se, em imagem e som, primeiro, que apesar de não ceder à abordagem, o jovem ao volante não apresentava nenhum risco à integridade física dos policiais; segundo, ouve-se um policial anunciando que “vai atirar na cabeça” e outro o incentivando.

A lei relativa à segurança pública de fevereiro de 2017, que visou abrandar o uso de armas de fogo pelos policiais, vem mostrando o seu lado perverso: seria ela uma permissão para matar? Parcela da população também questiona: e se a ação não houvesse sido filmada? Nós nos contentaríamos com a versão dos fatos dada pelos policiais e ficaria por isso mesmo? A esse respeito, relembro o polêmico artigo 24 da lei Securité Globale, de janeiro de 2020, que visava proibir e punir a captação e a divulgação de imagens que viriam a identificar os policiais e militares em operação.

Respostas populares

Na mesma noite, a indignação coletiva e o sentimento de um eterno recomeço conduz grupos de pessoas, essencialmente jovens, a se manifestarem, pelas ruas de Nanterre e de demais banlieues parisienses. Nas noites seguintes, o movimento ganha em força e se reproduz nas periferias de todo o país, mas também, de forma inovadora, em centros urbanos, como em Paris. Carros e lixeiras são incendiados, equipamentos públicos e comércios são depredados e os enormes contingentes de policiais e demais forças de segurança acionados pelo governo Macron para “conter a situação” são confrontados com pedras e fogos de artifício. Concomitantemente a mãe do jovem assassinado convoca uma marcha em homenagem ao seu filho único, acompanhada por milhares de pessoas.

Desde então, a mídia mainstream retrata, em looping, as denominadas “émeutes urbaines”, cristalizando no imaginário da população francesa a imagem da “periferia como problema” e omitindo, se não esquecendo, primeiro, o evento que serviu de estopim, e, segundo, o caráter político que reveste tais respostas populares.

Se data do final da década de 1970 a primeira émeute urbaine nas periferias francesas, outras ocorreram desde então e com certa recorrência, sendo as do outono de 2005[2] as que pela primeira vez escancaram internacionalmente a questão das banlieues francesas, por terem perdurado por três semanas, levando o governo a declarar o estado de emergência. Em comum, essas revoltas testemunham o “mal-estar” das populações desses espaços urbanos e colocam à frente da cena os “jovens da banlieue”, em sua maioria franceses[3], filhos de pais imigrantes não-europeus, oriundos dos antigos territórios colonizados, os quais são sujeitos a múltiplos estigmas por residirem onde residem, por não corresponder ao estereótipo do que é ser “francês” e por conviverem com problemas recorrentes na relação com as polícias. Fica a pergunta: prevalece ainda na metrópole francesa o code de l’indigénat[4]?

O caráter político está escancarando no próprio termo utilizado para qualificar tais manifestações, afinal por que quando a revolta ocorre nas periferias fala-se de “émeutes”, sendo que quando ela é perpetrada pelos coletes amarelos ou ainda pelos movimentos contra a reforma da previdência, que vem causando tumulto no país desde o início do ano, a revolta ganha outro nome? São manifestações.

Breve análise

Na França, as mortes decorrentes de intervenção policial têm apresentado um constante crescimento desde 2010, atingindo um recorde em 2021, com 52 mortes, segundo o site midiático independente Basta!, que acompanha essas estatísticas há alguns anos. No último ano, 13 mortes ocorreram após abordagens de trânsito.

Vale sublinhar, que, para além de outra morte resultante de uma intervenção policial, se trata, mais uma vez, do assassinato de um jovem francês, filho de uma mãe de origem argelina, morador de periferia e não-branco. Deploravelmente, é esse o perfil típico das vítimas que dominam amplamente as estatísticas de violência policial. No país que, em nome de um pretenso ideal universalista e de um modelo de integração assimilacionista, se recusa a contabilizar sua população em termos de raça, etnia e religião, o que, paradoxalmente, ao invés de apagar as diferenças, somente as reforça, visto que o racismo e a xenofobia, não passam a ser tratados e debatidos, não deixando, contudo, de existir.

[1] Recusa de obedecer.

[2] Que tiveram como estopim a morte de dois adolescentes que fugiam a uma abordagem policial, na periferia de Paris.

[3] Destaco, franceses, pois ao contrário de seus pais e/ou avós, eles não emigraram de lugar algum, como bem dizia o sociólogo argelino Abdelmalek Sayad.

[4] Regime penal administrativo especial reservado aos nativos dos territórios colonizados pela França nos séculos XIX e XX.

Newsletter

Cadastre e receba as novas edições por email

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

EDIÇÕES ANTERIORES