Multiplas Vozes 10/05/2023

Justiça Restaurativa e Justiça Militar: a necessária capacitação dos atores da segurança pública pelo Projeto JR na JMERS

As técnicas e práticas restaurativas na área da segurança pública contribuem diretamente na promoção da paz social na medida em que elas destacam a necessidade da reparação do dano e da recomposição do tecido social rompido pelo conflito e as suas possíveis implicações no futuro das partes envolvidas por esse conflito

Compartilhe

Francine Feldens

Mestra em Ciências Criminais PUCRS. Analista do Poder Judiciário JMERS Facilitadora de Círculos de Construção de Paz. Integrante do GPESC/PUCRS e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)

Viviane de Freitas Pereira

Mestra em Integração Latino-americana pela UFSM. Juíza da JMERS. Facilitadora de Círculos de Construção de Paz

O Projeto em Justiça Restaurativa desenvolvido na Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul – JR na JMERS – tem o primordial objetivo de capacitar magistrados, servidores e atores da segurança pública. A Instituição Justiça Militar se alia, desta forma, à expansão da difusão da Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário Estadual podendo contribuir de forma singular na construção da paz social através das capacitações dos policiais e bombeiros militares no uso de práticas restaurativas em ocorrências enfrentadas por estes no seio das comunidades nas quais atuam. Porém, as técnicas e práticas restaurativas também podem ser utilizadas no âmbito administrativo dessas Corporações, para, por exemplo, melhorar o vínculo de equipes e o diálogo entre as pessoas com as quais esses agentes se relacionam dentro e fora dessas Instituições.

De acordo com Leoberto Brancher (2014), a construção da Justiça Restaurativa no Rio Grande do Sul é fruto de um processo histórico, que veio se consolidando na prática e de baixo para cima, para pouco a pouco ganhar institucionalidade. Desde as primeiras experiências, iniciadas em 2002 no Juizado da Infância e da Juventude de Porto Alegre, até 2012, quando a Lei n. 12.594/2012 dispôs sobre a aplicação de medidas restaurativas no atendimento a adolescentes em conflito com a lei, ou 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça incluiu a Justiça Restaurativa na política nacional de solução de conflitos, um longo caminho vem sendo trilhado.

Atualmente, a Resolução nº 225 do Conselho Nacional de Justiça, de 31 de maio de 2016, institui a Política Nacional de Justiça Restaurativa e, por isso, representa um importante marco político-normativo para o fortalecimento de programas de justiça restaurativa em todo o território nacional, estimulando, desta forma, iniciativas que extrapolam as salas de justiça e os serviços judiciais. O ato normativo dispõe sobre a aplicação do procedimento restaurativo que pode ocorrer de forma alternativa ou concorrente com o processo convencional, devendo suas implicações serem consideradas, caso a caso, à luz do correspondente sistema processual e objetivando sempre as melhores soluções para as partes envolvidas e a comunidade.

Ademais, cabe referir que entre os considerandos da Resolução nº 225/2016 do CNJ se encontra a complexidade dos fenômenos conflito e violência que, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça, devem ser considerados, não só os aspectos relacionais individuais, mas também, os comunitários, institucionais e sociais que contribuem para seu surgimento, estabelecendo-se fluxos e procedimentos que cuidem dessas dimensões e promovam mudanças de paradigmas, bem como provendo-se espaços apropriados e adequados. A mudança de paradigma no cenário da violência policial é um dos principais objetivos do Projeto de JR na JMERS. A reconstrução do tecido social afetado pelo conflito pode ser efetivada através da escuta de ofensores e das vítimas diretas e indiretas entre os agentes da segurança pública e a comunidade onde atuam.

Importa ressaltar que, conforme Josineide Gadelha Pamplona Medeiros (2019), as origens da Justiça Restaurativa remontam a modelos de justiça de base comunitária, fundadas em anseios de maior participação dos atores direta e indiretamente afetados por conflitos e atos danosos, assim como de empoderamento da comunidade no que tange ao tratamento dos conflitos que lhe dizem respeito. Assim, considera-se que as técnicas e práticas restaurativas na área da segurança pública contribuem diretamente na promoção da paz social na medida em que elas destacam a necessidade da reparação do dano e da recomposição do tecido social rompido pelo conflito e as suas possíveis implicações no futuro das partes envolvidas por esse conflito.

Mas o Projeto de JR na JMERS também ocorre no âmbito interno da Justiça Militar Estadual, pois a Justiça Restaurativa apresenta-se com grande potencial transformador das relações internas, mediante a capacitação de servidores e de magistrados para a realização de círculos de construção de paz que proporcionem escuta, diálogo e uma nova perspectiva de enfrentamento dos conflitos relacionais. De outra forma, a Justiça Militar tem atuado como anfitriã e, assim, incentivando a sensibilização do público externo, como os integrantes da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, para a utilização das práticas restaurativas. A Comissão de JR na JMERS, desde março de 2022, está promovendo palestras de sensibilização em Justiça restaurativa e cursos de formação de facilitadores em círculos de construção de paz em conjunto com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Sabidamente as causas da violência policial são complexas e merecem especial atenção na construção de novos caminhos para o futuro. Este contexto indica a necessidade de que se proponha a reflexão sobre os possíveis caminhos de construção de paz, modificando-se os paradigmas de atuação violenta, assim como que se encontrem novos métodos de resolução de conflitos, os quais venham, mediante cuidado multidimensional, a considerar os aspectos individuais, relacionais, institucionais e sociais de tal comportamento. Dessa forma, o Projeto de JR na JMERS inicia suas atividades investindo na formação e capacitação em Justiça Restaurativa entre os atores da segurança pública e entre seus magistrados e servidores.

Newsletter

Cadastre e receba as novas edições por email

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

EDIÇÕES ANTERIORES